2008/09/02

Pizzas

Bem, na matéria de pizzas fazem-se umas coisas engraçadas.

Massa
1 kg de farinha
500 ml de água
sal
açucar
azeite
fermento de pão
ovos

Preparo
De modo a não ficar com as mãos do dobro do tamanho, sugiro a quem queira experimentar pela primeira vez, a utilizar um garfo.
Faça uma cova larga e baixa no monte de farinha que deitou na sua bancada. Deite a água no centro (devagar que é para a cozinha não ficar uma javardice), junte 1 saqueta de fermento (côr castanha e não branca) uma colher de sobremesa de sal, duas de açucar, uma de azeite e, para quem gosta, dois ovos.

Mexa tudo com o garfo em movimentos circulares até ter uma mistura homogénea (tou a falar caro). Quando notar que a massa está muito pesada no garfo e já quase não tem humidade nenhuma, passe as mãos por farinha e mexa à mão dobrando a massa sucessivamente até ficar mais dura.

Quando acabar deixe levedar por cerca de uma hora ou mais.

Recheio
Para o recheio fica ao critério de cada um e dos gostos de cada qual.

Para quem gosta de carne sugiro guisar carne de vitela em polpa de tomate com cebola e usar este preparo como o usual molho de tomate. Coloque fiambre, chouriço, queijo, etc... a gosto.

Para quem quer um molho de tomate normal use uma lata de tomate pelado, passe com a varinha mágica, junte oregãos, sal e alho em pó ou picado fininho e já está.

Podem levar ao forno normalmente...

Enrolada ou tipo calzone.






P.S. - 1 Kg de farinha dá para bué gente (6 pessoas)

(houve algém que não se conteve)

1 comentário:

ritinha disse...

Adivinhem quem nao se conteve????!!!

Eu, claro...

Adoro...amo...os teus cozinhados, meu amor!!!

beijokas

P.S. Já fazias uma destas para o fim de semana... :)